PIEDADE
Nossa nação está vivendo uma profunda crise institucional. As CPI’s estão abrindo as entranhas infectas das instuituições políticas. O parlamento está nu. O governo cabisbaixo. A nação está coberta de vexame e opróbrio. A crise política e moral chegou a níveis insuportáveis. A crise espiritual não é menor. O enriquecimento ilícito em nome da fé tornou-se notícia quente da imprensa brasileira. Homens maus escondem-se atrás dos púlpitos e fazem da igreja uma empresa, do púlpito um balcão, do evangelho um produto e dos crentes incautos consumidores.
A nação de Israel também estava em crise semelhante. Dos seis reis que haviam precedido a Acabe dois haviam sido assassinados e outro havia se suicidado. Israel teve 19 reis, em 8 dinastias. Nenhum deles andou com Deus. Acabe é o pior de todos. Se isso não bastasse, ele casou-se com a pior mulher do mundo: assassina, feiticeira e mandona. Jezabel foi a mulher que disseminou em Israel o culto a baal.
É nesse contexto que Deus levanta um homem. Em tempo de crise Deus não levantou uma denominação, um partido, mas um homem.